Nossa proposta pedagógica e metodologia é baseada em 4 pilares:
Focamos na participação ativa das crianças nos seus processos de aprendizado, de forma a incentivar o poder de transformação de cada uma no mundo! Dessa maneira, conseguimos estimular uma série de habilidades, como o pensamento de resolução de problemas e a criatividade.
A distância entre os países está cada vez mais insignificante, podemos trabalhar, estudar e morar em qualquer lugar. Podemos nos conectar com pessoas das mais diversas culturas e etnias e a educação bilíngue é a ferramenta para essa conexão. Cidadãos globais são indivíduos que sentem que pertencem a uma comunidade mais ampla, além de fronteiras nacionais.
Estimulamos habilidades e competências além das cognitivas com o objetivo de preparar crianças para qualquer futuro, como: colaboração, comunicação, pensamento crítico e criatividade.
Trabalhamos a consciência e reflexão sobre como consumimos os recursos do mundo e como podemos cuidar do planeta para garantir o seu futuro.
Aqui na Avidus trabalhamos com diversas metodologias ativas, mas a nossa principal referência é o Inquiry-based Learning, ou seja, a aprendizagem baseada na investigação. Nessa abordagem, o aprendizado envolve os alunos a partir de conexões com o mundo real, por meio da exploração e questionamentos de alto nível. Dessa forma, é possível incentivar os alunos a se envolverem na resolução de problemas e na aprendizagem experiencial. Além dessa abordagem, também utilizamos o Project-based Learning e o Inquiry-based Learning.
A grande diferença entre as metodologias ativas e as metodologias tradicionais é o papel que o aluno toma durante seu processo de aprendizagem. Enquanto as metodologias tradicionais baseiam-se em adquirir conhecimento em forma de conteúdo, ou seja, entender primeiro para depois aplicar, as metodologias ativas focam no processo de aprendizagem e estimulam este aprendizado pela experimentação. Em um mundo onde temos acesso à informação na ponta dos dedos a qualquer momento, mais do que decorar conteúdo, é necessário analisá-lo e aplicá-lo. O papel da educação também se transforma para formar crianças que irão construir nosso futuro.
Dentro desse contexto, é relevante destacar que nossa escola não apenas abraça as metodologias ativas, mas também se destaca como uma promotora da inclusão educacional e uma referência no atendimento a alunos neurodiversos. Reconhecemos a importância de adaptar nossas práticas pedagógicas para atender às necessidades individuais de todos os alunos, garantindo um ambiente educacional inclusivo e acolhedor. Nossa missão vai além de simplesmente transmitir conhecimento; ela engloba o compromisso de formar cidadãos capacitados e conscientes, prontos para enfrentar os desafios do futuro, independentemente de suas características e habilidades únicas.
Além das aulas regulares, os alunos da Avidus têm, uma vez na semana, maker classes. Nelas, partimos do entendimento que o aprendizado é mais significativo a partir da construção de algo relevante para você e para sua comunidade. Essa é a premissa do Maker-Centered Learning, a metodologia que adotamos nas nossas maker classes, e que acredita no poder transformador de cada aluno, investindo no potencial criativo de cada um. Entendendo-se também que o aprendizado é mais significativo a partir da construção de algo relevante para você mesmo e para a sua comunidade.
Este aprendizado centrado no criador é uma forma de reacender o espírito do artesão e ajudar as crianças (e até mesmo nós, adultos) a recuperar o poder de moldar nossa própria realidade, promovendo agência.
Enquanto os alunos aprendem fazendo, eles desenvolvem uma sensibilidade para o design olhando de perto para o mundo ao seu redor, explorando a complexidade e entendendo como as coisas funcionam e encontrando oportunidades para causar um impacto positivo em suas comunidades. Ao ter controle sobre o processo de projeto e fabricação de objetos, eles podem aprender por tentativa e erro enquanto constroem, remendam e hackeiam. As crianças desenvolvem habilidades como pensamento divergente, colaboração, co-criação e até mesmo habilidades de manufatura, como programação, modelagem 3D, marcenaria, costura e assim por diante. Dessa forma, aprender se torna mais significativo porque tem um propósito claro e o resultado do processo é tangível.
Somos uma escola brasileira, com um currículo brasileiro (baseado na BNCC) que é aprendido em inglês e em português. Por meio do ensino bilíngue, o aluno aprende naturalmente a se comunicar em inglês na fase de desenvolvimento mais propícia para isso. Vemos, no aprendizado de uma nova língua, uma forma das crianças já crescerem conectadas ao mundo, com horizontes e possibilidades expandidas enquanto cidadãos globais. Cidadãos globais são indivíduos que sentem que pertencem a uma comunidade mais ampla, além de fronteiras nacionais. A educação bilíngue é um dos meios para se conectar com pessoas das mais diversas culturas e etnias.
A abordagem que utilizamos se chama CLIL – Content and Language Integrated Learning. Isso significa que ao invés de ter o inglês como um conteúdo de ensino, nós o utilizamos como instrumento no contexto escolar, como um meio para aprender outros conteúdos. Combinamos os seguintes elementos com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento integral na língua inglesa: