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Proposta pedagógica

Nossa proposta pedagógica e metodologia é baseada em 4 pilares:

Active Learning

Focamos na participação ativa das crianças nos seus processos de aprendizado, de forma a incentivar o poder de transformação de cada uma no mundo! Dessa maneira, conseguimos estimular uma série de habilidades, como o pensamento de resolução de problemas e a criatividade.

Global Citizenship 

A distância entre os países está cada vez mais insignificante, podemos trabalhar, estudar e morar em qualquer lugar. Podemos nos conectar com pessoas das mais diversas culturas e etnias e a educação bilíngue é a ferramenta para essa conexão. Cidadãos globais são indivíduos que sentem que pertencem a uma comunidade mais ampla, além de fronteiras nacionais.

21st Century Skills

Estimulamos habilidades e competências além das cognitivas com o objetivo de preparar crianças para qualquer futuro, como: colaboração, comunicação, pensamento crítico e criatividade.

Sustainability

Trabalhamos a consciência e reflexão sobre como consumimos os recursos do mundo e como podemos cuidar do planeta para garantir o seu futuro.

Metodologias Ativas

Aqui na Avidus trabalhamos com diversas metodologias ativas, mas a nossa principal referência é o Inquiry-based Learning, ou seja, a aprendizagem baseada na investigação. Nessa abordagem, o aprendizado envolve os alunos a partir de conexões com o mundo real, por meio da exploração e questionamentos de alto nível. Dessa forma, é possível incentivar os alunos a se envolverem na resolução de problemas e na aprendizagem experiencial. Além dessa abordagem, também utilizamos o Project-based Learning e o Inquiry-based Learning.

A grande diferença entre as metodologias ativas e as metodologias tradicionais é o papel que o aluno toma durante seu processo de aprendizagem. Enquanto as metodologias tradicionais baseiam-se em adquirir conhecimento em forma de conteúdo, ou seja, entender primeiro para depois aplicar, as metodologias ativas focam no processo de aprendizagem e estimulam este aprendizado pela experimentação. Em um mundo onde temos acesso à informação na ponta dos dedos a qualquer momento, mais do que decorar conteúdo, é necessário analisá-lo e aplicá-lo. O papel da educação também se transforma para formar crianças que irão construir  nosso futuro.

O que é Maker-centered Learning (MCL)? 

Além das aulas regulares, os alunos da Avidus têm, uma vez na semana, maker classes. Nelas, partimos do entendimento que o aprendizado é mais significativo a partir da construção de algo relevante para você e para sua comunidade. Essa é a premissa do Maker-Centered Learning, a metodologia que adotamos nas nossas maker classes, e que acredita no poder transformador de cada aluno, investindo no potencial criativo de cada um. Entendendo-se também que o aprendizado é mais significativo a partir da construção de algo relevante para você mesmo e para a sua comunidade.

Este aprendizado centrado no criador é uma forma de reacender o espírito do artesão e ajudar as crianças (e até mesmo nós, adultos) a recuperar o poder de moldar nossa própria realidade, promovendo agência.

Enquanto os alunos aprendem fazendo, eles desenvolvem uma sensibilidade para o design olhando de perto para o mundo ao seu redor, explorando a complexidade e entendendo como as coisas funcionam e encontrando oportunidades para causar um impacto positivo em suas comunidades. Ao ter controle sobre o processo de projeto e fabricação de objetos, eles podem aprender por tentativa e erro enquanto constroem, remendam e hackeiam. As crianças desenvolvem habilidades como pensamento divergente, colaboração, co-criação e até mesmo habilidades de manufatura, como programação, modelagem 3D, marcenaria, costura e assim por diante. Dessa  forma, aprender se torna mais significativo porque tem um propósito claro e o resultado do processo é tangível.

Educação Bilíngue

Somos uma escola brasileira, com um currículo brasileiro (baseado na BNCC) que é aprendido em inglês e em português. Por meio do ensino bilíngue, o aluno aprende naturalmente a se comunicar em inglês na fase de desenvolvimento mais propícia para isso. Vemos, no aprendizado de uma nova língua, uma forma das crianças já crescerem conectadas ao mundo, com horizontes e possibilidades expandidas enquanto cidadãos globais. Cidadãos globais são indivíduos que sentem que pertencem a uma comunidade mais ampla, além de fronteiras nacionais. A educação bilíngue é um dos meios para se conectar com pessoas das mais diversas culturas e etnias. 

A abordagem que utilizamos se chama CLIL – Content and Language Integrated Learning. Isso significa que ao invés de ter o inglês como um conteúdo de ensino, nós o utilizamos como instrumento no contexto escolar, como um meio para aprender outros conteúdos.  Combinamos os seguintes elementos com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento integral na língua inglesa:

International Early Years and Primary Curriculum (IEYC & IPC)

A Avidus School utiliza também como referência o International Early Years Curriculum e o International Primary Curriculum. Ambos são baseados em Inquiry-based Learning (IBL) e se desenvolvem por meio de unidades temáticas. Nesse processo nós capturamos a curiosidade natural da criança com uma atividade no ponto de entrada da unidade; posteriormente criamos um ambiente que fomenta a aprendizagem e a exploração; somando a isso atividades e momentos construídos pelo professor e/ou iniciados pelas crianças.

O IEYC é uma caixa de ferramentas para a educação infantil que tem como foco a criança e portanto assegura uma aprendizagem personalizada e que supre as necessidades e interesses das crianças. Ele dá apoio às áreas chaves da aprendizagem com base na investigação e no brincar, incluindo as áreas de desenvolvimento pessoal, social e emocional dos alunos.

O IPC é um dos currículos mais adotados no mundo. Ele já foi implementado em mais de 2.000 escolas de 90 países. É um currículo focado em crianças de 5 a 12 anos, composto de cerca de 100 unidades que buscam engajar crianças em temas globais relevantes. As unidades temáticas são estruturadas em um processo claro de aprendizagem e com objetivos específicos de âmbito pessoal, curricular e global. 

Com o seu próprio programa de avaliação para a aprendizagem, o IPC fornece apoio para professores e estudantes, somado a sua estrutura curricular que traz a flexibilidade necessária para que cada escola faça adaptações com base em seus pontos fortes.  

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