Nossa proposta pedagógica e metodologia é baseada em 4 pilares:
Focamos na participação ativa das crianças nos seus processos de aprendizado, de forma a incentivar o poder de transformação de cada uma no mundo! Dessa maneira, conseguimos estimular uma série de habilidades, como o pensamento de resolução de problemas e a criatividade.
A distância entre os países está cada vez mais insignificante, podemos trabalhar, estudar e morar em qualquer lugar. Podemos nos conectar com pessoas das mais diversas culturas e etnias e a educação bilíngue é a ferramenta para essa conexão. Cidadãos globais são indivíduos que sentem que pertencem a uma comunidade mais ampla, além de fronteiras nacionais.
Estimulamos habilidades e competências além das cognitivas com o objetivo de preparar crianças para qualquer futuro, como: colaboração, comunicação, pensamento crítico e criatividade.
Trabalhamos a consciência e reflexão sobre como consumimos os recursos do mundo e como podemos cuidar do planeta para garantir o seu futuro.
Aqui na Avidus trabalhamos com diversas metodologias ativas, mas a nossa principal referência é o Inquiry-based Learning, ou seja, a aprendizagem baseada na investigação. Nessa abordagem, o aprendizado envolve os alunos a partir de conexões com o mundo real, por meio da exploração e questionamentos de alto nível. Dessa forma, é possível incentivar os alunos a se envolverem na resolução de problemas e na aprendizagem experiencial. Além dessa abordagem, também utilizamos o Project-based Learning e o Inquiry-based Learning.
A grande diferença entre as metodologias ativas e as metodologias tradicionais é o papel que o aluno toma durante seu processo de aprendizagem. Enquanto as metodologias tradicionais baseiam-se em adquirir conhecimento em forma de conteúdo, ou seja, entender primeiro para depois aplicar, as metodologias ativas focam no processo de aprendizagem e estimulam este aprendizado pela experimentação. Em um mundo onde temos acesso à informação na ponta dos dedos a qualquer momento, mais do que decorar conteúdo, é necessário analisá-lo e aplicá-lo. O papel da educação também se transforma para formar crianças que irão construir nosso futuro.
Além das aulas regulares, os alunos da Avidus têm, uma vez na semana, maker classes. Nelas, partimos do entendimento que o aprendizado é mais significativo a partir da construção de algo relevante para você e para sua comunidade. Essa é a premissa do Maker-Centered Learning, a metodologia que adotamos nas nossas maker classes, e que acredita no poder transformador de cada aluno, investindo no potencial criativo de cada um. Entendendo-se também que o aprendizado é mais significativo a partir da construção de algo relevante para você mesmo e para a sua comunidade.
Este aprendizado centrado no criador é uma forma de reacender o espírito do artesão e ajudar as crianças (e até mesmo nós, adultos) a recuperar o poder de moldar nossa própria realidade, promovendo agência.
Enquanto os alunos aprendem fazendo, eles desenvolvem uma sensibilidade para o design olhando de perto para o mundo ao seu redor, explorando a complexidade e entendendo como as coisas funcionam e encontrando oportunidades para causar um impacto positivo em suas comunidades. Ao ter controle sobre o processo de projeto e fabricação de objetos, eles podem aprender por tentativa e erro enquanto constroem, remendam e hackeiam. As crianças desenvolvem habilidades como pensamento divergente, colaboração, co-criação e até mesmo habilidades de manufatura, como programação, modelagem 3D, marcenaria, costura e assim por diante. Dessa forma, aprender se torna mais significativo porque tem um propósito claro e o resultado do processo é tangível.
Somos uma escola brasileira, com um currículo brasileiro (baseado na BNCC) que é aprendido em inglês e em português. Por meio do ensino bilíngue, o aluno aprende naturalmente a se comunicar em inglês na fase de desenvolvimento mais propícia para isso. Vemos, no aprendizado de uma nova língua, uma forma das crianças já crescerem conectadas ao mundo, com horizontes e possibilidades expandidas enquanto cidadãos globais. Cidadãos globais são indivíduos que sentem que pertencem a uma comunidade mais ampla, além de fronteiras nacionais. A educação bilíngue é um dos meios para se conectar com pessoas das mais diversas culturas e etnias.
A abordagem que utilizamos se chama CLIL – Content and Language Integrated Learning. Isso significa que ao invés de ter o inglês como um conteúdo de ensino, nós o utilizamos como instrumento no contexto escolar, como um meio para aprender outros conteúdos. Combinamos os seguintes elementos com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento integral na língua inglesa:
A Avidus School utiliza também como referência o International Early Years Curriculum e o International Primary Curriculum. Ambos são baseados em Inquiry-based Learning (IBL) e se desenvolvem por meio de unidades temáticas. Nesse processo nós capturamos a curiosidade natural da criança com uma atividade no ponto de entrada da unidade; posteriormente criamos um ambiente que fomenta a aprendizagem e a exploração; somando a isso atividades e momentos construídos pelo professor e/ou iniciados pelas crianças.
O IEYC é uma caixa de ferramentas para a educação infantil que tem como foco a criança e portanto assegura uma aprendizagem personalizada e que supre as necessidades e interesses das crianças. Ele dá apoio às áreas chaves da aprendizagem com base na investigação e no brincar, incluindo as áreas de desenvolvimento pessoal, social e emocional dos alunos.
O IPC é um dos currículos mais adotados no mundo. Ele já foi implementado em mais de 2.000 escolas de 90 países. É um currículo focado em crianças de 5 a 12 anos, composto de cerca de 100 unidades que buscam engajar crianças em temas globais relevantes. As unidades temáticas são estruturadas em um processo claro de aprendizagem e com objetivos específicos de âmbito pessoal, curricular e global.
Com o seu próprio programa de avaliação para a aprendizagem, o IPC fornece apoio para professores e estudantes, somado a sua estrutura curricular que traz a flexibilidade necessária para que cada escola faça adaptações com base em seus pontos fortes.