Somos uma escola brasileira, com um currículo brasileiro que é aprendido em inglês e em português. Por meio do ensino bilíngue, o aluno aprende naturalmente a se comunicar em inglês na fase de desenvolvimento mais propícia para isso. Vemos, no aprendizado de uma nova língua, uma forma das crianças já crescerem conectadas ao mundo, com horizontes e possibilidades expandidas enquanto cidadãos globais. Cidadãos globais são indivíduos que sentem que pertencem a uma comunidade mais ampla, além de fronteiras nacionais. A educação bilíngue é um dos meios para se conectar com pessoas das mais diversas culturas e etnias.
A abordagem que utilizamos se chama CLIL – Content and Language Integrated Learning. Isso significa que ao invés de ter o inglês como um conteúdo de ensino, nós o utilizamos como instrumento no contexto escolar, como um meio para aprender outros conteúdos. Combinamos os seguintes elementos com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento integral na língua inglesa:
Os ambientes de aprendizagem fomentam a imersão, de modo que a segunda língua é aprendida de forma natural, dentro do processo de aprender a se comunicar. Ser bilíngue não significa só aprender as regras gramaticais e memorizar uma longa lista de verbos em tempos diferentes. Nossos alunos descobrem muito mais por meio da literatura e da sua rica vivência no mundo.
Os diversos gêneros literários de cada uma das leituras incentivam a aprofundar o conhecimento de uma pronúncia correta, da gramática no contexto, do vocabulário, da compreensão, da fluência e da escrita, que, em graus superiores, se convertem em elaboração de ensaios literários, com a enorme vantagem de se poder integrar este conhecimento a outras matérias.
Nós trabalhamos com diversas culturas buscando, sempre, o conhecimento, a criatividade e a flexibilidade, fazendo com que os nossos alunos se desenvolvam de maneira integral, independente da língua que estão usando. Ser fluente em uma segunda língua, e ainda mais na língua inglesa, amplia os contextos de aprendizagem, possibilita novas experiências e dá mais oportunidade de exercer, com confiança, seu papel no mundo.
A Avidus School utiliza também como referência o International Early Years Curriculum e o International Primary Curriculum. Ambos são baseados em Inquiry-based Learning (IBL) e se desenvolvem por meio de unidades temáticas. Nesse processo nós capturamos a curiosidade natural da criança com uma atividade no ponto de entrada da unidade; posteriormente criamos um ambiente que fomenta a aprendizagem e a exploração; somando a isso atividades e momentos construídos pelo professor e/ou iniciados pelas crianças.
O IEYC é uma caixa de ferramentas para a educação infantil que tem como foco a criança e portanto assegura uma aprendizagem personalizada e que supre as necessidades e interesses das crianças. Ele dá apoio às áreas chaves da aprendizagem com base na investigação e no brincar, incluindo as áreas de desenvolvimento pessoal, social e emocional dos alunos.
O IPC é um dos currículos mais adotados no mundo. Ele já foi implementado em mais de 2.000 escolas de 90 países. É um currículo focado em crianças de 5 a 12 anos, composto de cerca de 100 unidades que buscam engajar crianças em temas globais relevantes. As unidades temáticas são estruturadas em um processo claro de aprendizagem e com objetivos específicos de âmbito pessoal, curricular e global.
Com o seu próprio programa de avaliação para a aprendizagem, o IPC fornece apoio para professores e estudantes, somado a sua estrutura curricular que traz a flexibilidade necessária para que cada escola faça adaptações com base em seus pontos fortes.