Sustentabilidade

Sustentabilidade

O Projeto Escola Lixo Zero contribui para a construção de um mundo mais consciente, através do oferecimento de educação de qualidade, aliada à conteúdos de consumo e produção responsáveis. Deste modo, este visa engajar toda a comunidade escolar para a construção de um sociedade que preze pela saúde, bem-estar e preservação do meio ambiente.

O Projeto Escola Lixo Zero está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que correspondem a 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Estas metas abordam desde aspectos relacionados à saúde e o bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, redução das desigualdades, entre outros. 

 

Objetivo geral

• Implementar a adequação ambiental de forma transversal aos demais conteúdos abordados em sala de aula, aliado ao cotidiano do educando;

• Contribuir para formação de cidadãos globalmente mais conscientes.

 

Objetivos específicos

• Implementar padrões de coleta seletiva em todos os setores da escola;

• Assegurar que os alunos saibam realizar a separação dos resíduos entre recicláveis, orgânicos e rejeitos;

• Reciclar todos os resíduos passíveis de reciclagem;

• Diminuir a geração de resíduos não recicláveis;

• Compreender os conceitos Lixo Zero, como: reduzir, reutilizar e reciclar.

 

Impactos e perspectivas futuras

Esse Projeto almeja que todos os envolvidos na comunidade escolar, em especial alunos, educadores e gestores, aprendam no dia a dia as melhores práticas “Lixo Zero”, compreendendo, portanto, sobre a importância da separação dos materiais e do impacto dessa ação na diminuição da geração do lixo.

Atualmente todos os nossos resíduos orgânicos são destinados para compostagem, e os materiais recicláveis são doados para uma Cooperativa de Catadores e recicladores de resíduos sólidos de Brazlândia. Desse modo, estamos no caminho para construção de uma escola cada vez mais sustentável.

Aprecia-se também pela diminuição do desperdício, além do uso e consumo consciente de todos os materiais que são consumidos. Para tanto, são realizados treinamentos anuais com funcionários, fomentando um ciclo de aprendizado em relação a Educação Ambiental e tratamento dos resíduos sólidos em nossas instalações. Já foi dado o primeiro passo e assim, pretende-se seguir para construção de um mundo melhor.

Voltar