Era uma vez... Uma criança que ouvia histórias!

Era uma vez... Uma criança que ouvia histórias!

Por Lara de Paula

Desde o princípio do mundo, humanos contam histórias. E, com o passar do tempo, fomos percebendo que não é à toa que essa tradição é tão importante. Histórias são poderosas!

Uma boa história não é mera sucessão de fatos. Ela traz reflexões sobre o mundo, lições a serem aprendidas, personagens inspiradores. Ela nos leva a conhecer outros mundos, nos ensina a ser empáticos e a ver as coisas sob as mais diferentes perspectivas. Um bom livro nos abre incontáveis portas; nos ensina a escrever, ler e falar melhor; amplia nosso vocabulário; exercita nossa memória. Livros estimulam nossa imaginação e nossa criatividade, nos ensinam a sermos cuidadosos, pacientes e organizados. E mais ainda: eles nos ajudam a formar nosso caráter e a decidirmos que tipo de pessoa queremos ser. Os benefícios são infinitos!

Então, que tal fazer da leitura parte da rotina do sono do seu filho? Além de ajudá-lo a relaxar para dormir, será uma bela oportunidade de vocês terem um tempinho de qualidade juntos. Não se preocupe se ele vai entender tudo o que você está lendo. Na hora certa, ele vai. Enquanto isso, ele vai aproveitando esse momento de aconchego para aprender mais sobre as nuances da linguagem, sobre interpretação de texto e sobre como se comunicar melhor.
E não se esqueça de, você mesmo, dar o exemplo! Deixe seu filho ver você lendo!


__________________________________________

Laura de Paula é mãe do Henrique. Ela é Engenheira Agrônoma e hoje atuo nessa área, mas já foi professora de Inglês por alguns anos. Adora o universo da educação, se envolve em causas e nunca se afasta desse ambiente. Agora, ainda mais, com a desculpa de se educar para educar o filho.

Voltar